07 abril 2013

Eu decido

Cada família é uma cultura.  Agora que divido o mesmo quintal com minha sogra, nós estamos tendo algumas desentimentos sobre a minha maneira de cuidar do Lucas e sobre a maneira que "ela" acha correta.  Com minha mçãe nunca tivemos problemas.
Eu sou a favor de ensinar a criança a comer frutas, verduras, legumes desde cedo.  E ela da opinião que "tudo" que a criança vê tem que dar.
Gente o Lucas só tem 9 meses e está formando o gosto pela alimentação agora, então eu não concordo que tudo que ele vê tem que dar.  Se ele não sabe o que é, não ficará com vontade e quando ele olha algo que ele pede, se não pode dar eu dou algo que pode no lugar.  Até porque eu não come nada que ele não posso comer na frente dele.
Fomos em uma festinha e eu levei, bisnaguinha, bolachinha de maisena e suquinho de maracujá.  Porque quando ele vê a gente comendo ele já pede e eu não ia dar salgadinho de festa(frituras) pras ele e nem docinhos.  E tudo correu a mil maravilhas, quando ele pedia eu dava o lanchinho dele e não tivemos nenhum problema.  Mas pela minha sogra tem que dar tudo. 
Há umas semanas atrás o Lucas estava com ela e quando fui pegar ele tinha chocolate branco até nos cabelos, puta que paril que ódio. Falei que não quero que dê, porque ele ate apreendendo a gostar de frutas e se der algo mais doce ele deixara que aceitar frutas.
Eu não sou 100% correta, ja dei danoninho umas cinco vezes, mas prefiro dar frutinhas e papinhas feitas em casa.  Já dei sopinha da nestle, mas sou a favor de fazer a sopinha dele, porque me dá uma satisfação ve-lo comendo toda a comida que euzinha fiz.
Hoje tinha uma festinha para o Lucas ir e eu por cansaço resolvi não ir e meu dignissimo marido pediu para eu deixar o Lucas ir com a mãe dele.
Não pensei duas vezes e respondi, "jamais", sua mãe entope ele de comidas que eu não quero que ele aprenda comer agora e infelizmente sua mãe não concorda comigo. Ele não vai se eu não for.
Eu não critico as mães que já deram salgadinhos de festa e docinhos, refrigerante.  Cada um faz o que acha certo, mas eu não faço.
Meu marido estava se alimentando por sonda e por diversas vezes eu expliquei a minha sogra que suco não substitui alimentação.  Mas é só eu não estar por perto que ela enche a barriga dele de suco...Ele pede suco e ela dá, mesmo sabendo que não é a hora do suco.
Mas já deixei claro que na minha casa "eu decido".

Um comentário:

  1. Ai Rô,
    Que saco isso! Eu ia ficar fula da vida!
    A única pessoa que me enfrenta com isso é meu marido, ele quer dar besteiras pra bella tb, mas consigo contorná-lo, porque eu é quem faço e dou mesmo a alimentação normal dela... e se ela não come bem, não deixo darem doces, podem insistir que não deixo.
    Vc está certíssima! Acho que faz como eu... na idade do Lucas, eu já havia dado papinha nestlé (mais das doces, pois a de ameixa é ótima pra intestino preso), mas sempre tentava dar coisas naturais.
    Quanto menos sal e açúcar eles comsumirem agora, mais terão um paladar que aceita os alimentos naturais.
    Isso é um presente, esse cuidado, é um presente que damos aos nossos filhos! Agindo assim, eles terão mais saúde, evitamos pressão alta, diabetes, obesidade... imagina ser motivo de chacota na escola?
    O que fazemos agora, refletirá muito à frente,´´e uma questão de saúde e uma questão social.

    Vou te falar que essa páscoa a bella comeu chocolate viu... tem coisas, que não dá pra evitar muito, família toda faz uma pressão...
    Mas eu tento...
    A alimentação hoje mudou muito, quando éramos cianças não existia tanta coisa industrializada como hoje! É tanto sódio, que sobrecarrega os rins...

    bjão em vcs!!!!

    ResponderExcluir