14 maio 2012

31a. semana

Esta semana foi uma correria. Muito trabalho na empresa, pois uma das pessoas do depto foi demitida, éramos 3 e agora somos 2. E vai ser corrido até ser contratada outra pessoa.

Durante esta semana senti muito mais muito cansaço e sono. Minha vontade era mais de durmir do que comer.

Estamos bem no finalzinho da 31a. semana e hoje fui comprar o que estava faltando par o enxoval do meu principe. Só não comprei mamadeiras, kit higiêne, suporte para banheira e móbile.

Fiquei um apreensiva esta semana porque fiquei sabendo que uma prima do meu marido que esta gravida de 5 meses, desenvolveu pre-eclampsia e esta internada na uti. Nossa doeu meu coração, os médicos disseram que se não estabilizar a pressão terão que tirar o nenem. Gente estou tentando não pensar no assunto, mas não consigo. Minha pressão deu até uma subida e agora estou tentando desencanar. Até agora em todas consultas minha pressão sempre está 12/8 e com fé em Deus ela irá continuar assim até o final. Vou conversar bastante com minha médica na próxima consulta sobre este assunto, sobre o parto normal e cesárea e sobre apartir de quando posso pegar o afastamento, porque estou pensando em pedir um atestado antes da licença. Está difícil andar nesses ônibus mega lotados e enfrentar esse transito infernal. Eu gostaria muito que ela me desse um atestado apartir da 35a. semana (14 dias) e se ela me der o atestado apartir do dia 11/06 até 24/06 e com 38 semanas eu pego a licença maternidade. O que vocês acham?

Como seu bebê está crescendo

Seu bebê está pesando cerca de 1,5 kg, e em breve vai ter um "estirão", crescendo rápido. Agora ele já consegue virar o pescoço para os lados.

Muitas crianças são mais ativas durante a noite, dentro da barriga. Já aconteceu de o bebê acordar você com as cambalhotas? Esse movimento todo é normal, e significa que seu filho está saudável.

O bebê está acumulando gordura nos últimos meses, e os braços e pernas já estão mais torneados.

Como fica sua vida

Você já notou sua barriga ficando dura de vez em quando? Muitas vezes nem é a barriga toda, mas sim só um pedaço. São as chamadas contrações de treinamento, que são inofensivas, embora às vezes sejam chatas.

Só há motivo de preocupação se você sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora, ou se estiver perdendo líquido ou secreção vaginal diferente do normal. Converse com o médico se estiver sentindo cólicas como se fossem as da menstruação, ou dores nas costas que vêm e vão. Podem ser sinais de ameaça de parto prematuro.

Como vai sua atividade física? Nesta fase fica difícil fazer exercícios muito vigorosos, mas há atividades boas para grávidas barrigudas como você: caminhada, hidroginastica, ioga.

Lembre-se também de tomar muito líquido. A água de coco é uma ótima opção. Uma ou duas xícaras de chá verde por dia não fazem mal. Mas preste atenção para não exagerar nas bebidas com cafeína, como refrigerantes e café. O chá de boldo não é recomendado na gravidez.

O surgimento do colostro

Muitas mulheres se surpreendem ao ver que seu peito está vazando liquido antes mesmo de o bebê nascer. O líquido é o colostro, uma espécie de "pré-leite".

O importante para você é saber que:
- É normal vazar colostro durante a gravidez.
- É normal NÃO vazar colostro durante a gravidez.
- Vazar ou não colostro não tem nada a ver com a quantidade de leite que você vai produzir quando o bebê nascer.

Se o seu peito começar a vazar, você vai ter de usar protetores de seio. Dormir de sutiã, nesse caso, vai ser inevitável. Procure um sutiã que seja bem confortável, sem fechos que incomodem à noite, e com boa sustentação. Tops de ginástica costumam funcionar bem.


2 comentários:

  1. Rô,

    É mesmo cansativo pegar consução em SP com o barrigão. O que está a seu favor é que agora está frio neh, acho que a pressão sobe menos no frio, não é isso?
    Mas se cuide e descance o quanto puder mesmo.

    Vc não pode emendar o atestado com a licença, se pegar atestado precisa voltar e trabalhar uns dias pra depois pegar a licença, se não a empresa já emenda seu atestado com a licença e vc terá a licença muito pequena.

    Espero que fique bem, bjo!

    ResponderExcluir
  2. Rô,

    Não pensa nestas coisas, não, e se puder já reduz o sal da alimentação. Prevenir sempre é a melhor opção!!
    Se eu fosse vc não anteciparia a licença, a não ser q fosse por recomendação médica!!

    bjos,

    ResponderExcluir